Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade 2024 (CF2024) traz o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). A CF, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade […]
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade 2024 (CF2024) traz o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). A CF, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.
“A CF 2024 reflete a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo”, afirmou Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Objetivo Geral da CF 2024 é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos. Já os Objetivos Específicos são: 1. ANALISAR as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa; 2. COMPREENDER as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã; 3. IDENTIFICAR iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro; 4. REDESCOBRIR, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano; 5. ACOLHER o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão; 6. APROFUNDAR a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida; 7. CONSCIENTIZAR sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações; 8. ESTIMULAR a espiritualidade, os processos, os hábitos e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade; 9. INCENTIVAR e PROMOVER iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.
Dentro das Campanhas da Fraternidade acontece o gesto concreto: a doação à Coleta Nacional da Solidariedade, que neste ano será no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A coleta fortalece os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade, que colaboram com centenas de projetos sociais por todo o Brasil, sempre ligados ao tema da CF de cada ano.
Oração da Campanha da Fraternidade 2024
Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade.
Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, e os tornastes filhos e filhas, santificados no Espírito.
Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz, conforme a Boa-Nova do Evangelho.
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária, sem exclusão, indiferença, violência e guerras.
E que Maria, vossa Serva e nossa Mãe, nos eduque, para fazermos vossa santa vontade.
Amém!
Fonte: CNBB
A Associação Obra de Cristo, liderada pelo Padre Robson de Oliveira, propaga o amor de Cristo, conectando corações e oferecendo esperança espiritual
ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
©2024 Todos direitos reservados. Associação Obra de Cristo - obradecristo.com.br